Blumenau SC: Belezas naturais

A cidade, cortada pelo Rio Itajaí-Açú e os morros e colinas que a cercam, forma um belíssimo conjunto paisagístico. Existem inúmeros mirantes naturais que permitem a apreciação do panorama, como por exemplo no morro do Aipim, onde se encontra o Restaurante Frohsinn, típico alemão, sendo que na atualidade existem anteprojetos para explorá-los, criando uma infra-estrutura com objetivos que fiquem adequados para a visitação turística.

Parque Horto Botânico Edith Gaertnerparque-botanico
Edith Gaertner encontrava os momentos mais felizes e tranqüilos de sua vida solitária entre as árvores seculares do belo parque, hoje dependência do "Museu Colonial". Em sua companhia vivia sempre grande número de gatos, pelos quais nutria singular predileção, e os de maior estima, quando morriam eram sepultados com certas formalidades e cerimônias de que também participavam os vizinhos mais chegados.

Daí nasceu o "Cemitério dos Gatos" que a direção do Museu conserva num bucólico recanto do parque. A área ocupada é de 4.000 m² aproximadamente, tendo uma floresta nativa de pequeno porte, um mini-zoológico, contendo 15 animais de pequeno e médio porte, além de ter 60 aves nativas de pequeno e médio porte.

eSobre turismo em Blumenau   oktoberfest

Parque Ecológico Spitzkopf
Distância de 15 km do centro de Blumenau, e possui uma área de 5.000.000 m² de mata Atlântica virgem, um verdadeiro paraíso silvestre, com nascentes, cascatas e piscina natural. Diversas trilhas foram traçadas para serem, percorridas a pé, como a que leva ao ponto mais alto do parque, a 936 m de altitude. Possui ótimas instalações para quem deseja pernoitar dentro do parque. Paraíso da flora e fauna preservado nos seus 5.000.000 m². A tradução de "Spitzkopf" é "Cabeça Pontiaguda".

Parque das Nascentes
Área doada pela empresa Artex e transformada por lei municipal em Unidade de Conservação Oficial. O parque tem como objetivo desenvolver ações de pesquisas ambientais, Ecoturismo e educação ambiental. O grande número de nascentes existentes na área, entre elas as que dão origem aos ribeirões Garcia e Encano, sugeriram o nome.

O Parque das Nascentes acrescenta 200 m2 per capita de área verde pública aos blumenauenses. Dista 21 km do centro de Blumenau, tem uma área de 52.000.000 m² de mata atlântica, com 50 km de trilhas e estradas. Permite ao apreciador da natureza desfrutar de múltiplas emoções através das paisagens, da fauna e da riquíssima flora.

eSobre 14 pontos turísticos culturais em blumenau

Recanto Silvestre
  Distante 14 km do centro de Blumenau. Local de grande beleza com um bem cuidado gramado, águas cristalinas correndo sobre pedras. Espaço para acampamento e restaurante, com churrasqueiras e chalés, 2 km de trilha na mata silvestre. Local: Rua Santa Maria, 4269 – Bairro Progresso.

Parque Natural Municipal São Francisco de AssisParque Natural Municipal São Francisco de Assis
Localizado na Rua Sete de Setembro, nos fundos do Shopping Center Neumarkt. Área com 656 mil metros quadrados, pertencente ao conjunto de matas nativas da região, é um parque natural de proteção ambiental. O local é a terceira maior área contínua original de mata atlântica do estado. Tem uma vegetação típica da floresta atlântica secundária. Habitam na mata animais como a cutia e grande número de espécies de aves.
O acesso é feito pela Rua Ingo Hering, ao lado do Shopping Center Neumarkt. No dia 25 de Setembro de 1995, chegou às mãos do Prefeito o projeto de Lei do Parque Natural Municipal "São Francisco de Assis".

Parque Aquático Portal do Sol
Distante 13 km do centro de Blumenau, foi inaugurado em 1994 o Parque Aquático Portal do Sol, contando com uma área de aproximadamente 26.000 m2. Possui piscinas infantis e adultas, tobogãs, quadra de esporte, churrasqueiras, chalés para pernoite, lanchonete e büffet. O parque funciona de outubro a março, todos os dias das 08:00 às 19:00 horas. Rua Jordão, s/n – Progresso

Vale Germânico
A exuberante paisagem do Vale do Itajaí atrai centenas de visitantes. Ao pé dos morros, as construções enxaimel contrastam com a mata tropical. Casinhas típicas, dignas de uma vila germânica, ganham a sombra de coqueiros e palmeiras. Nos cantos mais afastados do município, cascatas de água cristalina convidam para um "relax". A maioria dos parques ecológicos oferece total infra-estrutura para o visitante passar agradáveis momentos de lazer junto a natureza. Os passeios são muito atraentes e fáceis de serem organizados.

As opções são várias, mas duas se destacam: Parque Spitzkopf, a 14 km do centro da cidade, com 5.000.000 m2, é o paraíso da fauna e flora. Possui cachoeiras naturais, árvores centenárias, chalés com acomodações e muito espaço para caminhadas, inclusive ao pico do morro, que possui 936 metros de altitude. E o Parque Ecológico Artex, maior parque particular do Brasil: são 52.000.000 m2 de Mata Atlântica, com 50 km de trilhas e estradas. Distante 21 km do centro, permite ao apreciador da natureza desfrutar de múltiplas emoções através das paisagens, da fauna e flora riquíssimas.

Copyright eSobre - Politica de Privacidade

;