Cidade dos Deuses – Alenquer – AM

Alenquer é uma pequena, mas fascinante cidade, localizada em área privilegiada na amazônia. Dentro de seus limites há dezenas de belas cachoeiras que variam de pequenas corredeiras até quedas de mais de 70 metros de altura, arquitetura secular em estilos que vão do neoclássico ao barroco, sítios arqueológicos com inscrições rupestres de mais de 11.000 anos. É em Alenquer também que está o lugar mais misterioso, místico, impressionante e desafiador do Brasil: a Cidade dos Deuses amazônicos, ou a Cidade de Pedra perdida na amazônia, com formações em arenito que constituem um ambiente onde existem portais, colunas, grutas, capelas e mais uma infinidade de formações que desafiam a imaginação bem como as leis da gravidade.alenquer-cidade-dos-deus

O que um dia era apenas um imenso bloco de pedra, por milhões de anos foi cuidadosamente esculpido pelos deuses amazônicos, que usaram como ferramentas a chuva, o vento e até um rio que acredita-se ter existido aqui, lapidando uma a uma todas estas formações, criando um lugar que de tão belo e incomum, passou a ser sua morada. Só quem visita a cidade dos deuses pode sentir o mistério, a extrema energia emanada pelas pedras de arenito, um material que mais parece pó de cristais, uma fina areia que cobre o chão e brilha como fragmentos de vidro sob o forte sol equatorial.

29821656

Formações que desafiam a imaginação e a lei da gravidade, ao suportar em uma pequena base um peso muito maior do que aparenta aguentar, criando surpreendentes imagens onde ressalta a desproporção, exibindo um impressionante e frágil equilíbrio, uma sutil demonstração de como a natureza pode ser perfeita e caprichosa.

Os primeiros visitantes da cidade dos deuses passaram por aqui a mais de 11 mil anos e deixaram um raro registro. O real significado dessas inscrições rupestres não puderam ainda ser decifrados, mas supõe-se ser calendários, animais, representação de costumes e o sol, que alguns interpretam como sinais que tentariam expressar um contato com seres superiores, espíritos da floresta e seres extraterrestres.

eSobre destinos canoa quebrada Ceará   Jericoacoara    cataratas do iguaçu

Na verdade, a interpretação dos desenhos destes artistas pré-históricos nos parece menos importante do que o registro de sua existência como sendo a mais antiga civilização a viver na amazônia, e talvez no continente. A imaginação do visitante transforma as esculturas naturais em objetos como helicópteros, parafusos, animais como a tartaruga e tantos outros. Há até uma capela, ou santuário, onde provavelmente os povos pré-históricos que por aqui passaram realizavam seus rituais. A aura energética e misteriosa deste lugar remete o visitante à introspeção, à meditação, criando um ambiente de perfeita harmonia e interação do ser humano com a mais profunda energia mística que a natureza abriga.

Dependendo da época do ano, o turista também pode testemunhar a abertura de raras orquídeas que desabrocham uma vez por ano em meio às pedras, que acontecem geralmente entre julho e outubro, logo após o período de chuvas. A cidade dos deuses não é só um cartão postal de Alenquer, mas um documento da própria história da existência humana, a melhor demonstração de tudo de incomum que a tão falada, mas igualmente desconhecida floresta amazônica pode oferecer.

Copyright eSobre - Politica de Privacidade

;