Itatiaia – Rio de Janeiro

Itatiaia, uma das regiões mais altas do sudeste, dispõe de duas áreas distintas. Quer aventura? Vá para a parte alta do Parque Nacional, onde as formações rochosas e altas enlouquecem trekkers e montanhistas. No planalto, quase todo mundo acampa (selvagem, mesmo) e sobe ao topo da Serra da Mantiqueira, que culmina no Pico das Agulhas Negras, com 2.787 metros de altitude.

Quem tem menos disposição pode subir às Prateleiras, na metade do caminho, e a 2.540 metros. Na parte mais baixa, tudo muda de figura: as formações rochosas dão lugar à vegetação de Mata Atlântica cortada por diversos riachos, que formam as piscinas da Maromba e Lago Azul e cachoeiras como a Véu da Noiva. Toda esta paisagem privilegiada transformaram Itatiaia no primeiro Parque Nacional do país, em 1937.

Como Chegar

Do Rio de Janeiro pela BR-116 (Via Dutra), entrando próximo a Engenheiro Passos na BR-354, em direção a Itamonte (para a Parte Alta). Ou entrando na estrada municipal, próximo a cidade de Itatiaia.

O que fazer em Itatiaia

A maioria dos pontos turísticos de Itatiaia são maravilhas naturais. Formações rochosas, cachoeiras, lagos – tem para todos os gostos. Escalaminhar até o Pico das Agulhas Negras e das Prateleiras (6 horas de trilha). Na parte alta; tomar banho nas cachoeiras do Véu da Noiva e da Poronga, na parte baixa.

pico-das-agulhas

Museu Regional da Fauna e Flora – no parque nacional de Itatiaia um dos passeios obrigatórios é o museu.

Lagoa azul – mais um ponto de Itatiaia para quem gosta da tranquilidade da natureza.

O que comer

A região é famosa por alguns tipos de peixe, Truta com alcaparras ou amêndoas é uma boa opção. O peixe típico de águas geladas é criado em toda a região.

Copyright eSobre - Politica de Privacidade

;