Oktoberfest em Blumenau

Em Blumenau acontece também anualmente, sempre no mês de outubro, a "Oktoberfest". Segunda maior festa da cerveja do mundo, a Oktober, como é conhecida pelos mais íntimos, surgiu no ano de 1984 com a proposta de levantar os ânimos da gente blumenauense, abalada por duas grandes enchentes do rio Itajaí-Açú (1983/1984).

Rua XV de Novembrooktober-mulheres

O evento consagra-se e emplaca no calendário de eventos do sul, fazendo de Blumenau o principal destino turístico da Santa Catarina durante o mês de outubro. No ano seguinte, o festival do chopp despertou o interesse de comunidades vizinhas e de outras cidades do país, o evento passou a ser realizado, então, em dois pavilhões do parque da PROEB – Fundação Promotora de Exposições de Blumenau.

Na terceira edição, o sucesso consolida-se e torna-se necessária à construção de mais um pavilhão e a utilização do ginásio de esportes "Sebastião Cruz" para abrigar os foliões vindos de várias partes do Brasil, principalmente da região sudeste e também de países vizinhos, como Argentina e Uruguai. A partir de 87, a festa "explode" nacionalmente.oktober21

Blumenau passa a abrigar brasileiros de diversos estados, atraídos pela beleza e cordialidade do Vale do Itajaí, pela alegria e pela cerveja, esse "precioso líquido" que embala os oktoberfesteiros durante 18 dias. Sem dúvida, afora os Patrimônios da Humanidade, das cidades históricas de colonização portuguesa, nenhuma cidade do interior do Brasil é mais conhecida que Blumenau dentro e fora do país.

 

A Oktoberfest, segunda mais importante festa da cerveja no mundo, onde a "polka" convida harmoniosamente com o trepidante ritmo brasileiro é um paradigma de que é feito em turismo por aqui: milhares de pessoas divertem-se durante 18 dias com a segurança de primeiro mundo.

A Blumenau turística multiplica várias vezes sua população de 260 mil pessoas em suas promoções de inverno e verão, contando com apoio de uma confortável rede hoteleira com capacidade para aproximadamente quatro mil leitos e uma bem montada estrutura de restaurantes, fast-foods, biergarten, todos com música ao vivo, especializados na gastronomia alemã. Não faltam também, aos pontos picantes da cozinha brasileira com carnes na brasa e a tradicional feijoada com batidas de frutas tropicais.

eSobre gastronomia de blumenau   belezas naturais de blumenau

Centopéiaokt 6

Mas para quem não sabe, Oktoberfest não é só cerveja. É folclore, é memória, é tradição. É durante duas semanas de muita festa que os blumenauenses mostram para todo o Brasil a sua riqueza cultural, trazida pelo amor à música, à dança e à gastronomia típicas, preservando os costumes dos antepassados vindos da Alemanha para formar colônias na região Sul do país tropical.

A forte cultura germânica, o turista confere pela qualidade da festa, dos serviços oferecidos e através de sociedades esportivas, recreativas e culturais, a exemplo dos clubes de caça e tiro (os Schützenverein) e dos grupos de dança folclórica, que dão o colorido todo especial ao evento, desde as apresentações nos desfiles pelo centro da cidade até nos pavilhões da festa, por onde circulam, animando os turistas e ostentando, orgulhosos, os seus trajes típicos. É por essa característica que a festa blumenauense, versão consagrada da Oktoberfest de Munique, transformou-se, a partir de 88, numa promoção que reúne nada menos que 1 milhão de pessoas, que chegam a consumir 500 mil litros de chope.

E foi, também, a partir dela que outras festas surgiram em Santa Catarina, tendo a promoção de Blumenau como carro-chefe, fato que acabou por tornar o território catarinense no caminho preferido dos turistas durante os meses de setembro e outubro. A Oktoberfest é a festa de confraternização do povo brasileiro. Gente de todas as cores e de diferentes sotaques aqui se encontram no mês de outubro para brindar "ein prosit" nesta festa alemã com jeitinho bem brasileiro.Oktober-Blumenau

Os turistas vêm contato direto com as mais autênticas manifestações folclórico-culturais que caracterizam a maioria das cidades catarinenses. Nos desfiles realizados nos finais de semana, a cultura e os costumes da gente loira e de olhos azuis dão o colorido todo especial à Rua XV de Novembro: grupos de dança folclórica, bandinhas típicas, sociedade de atiradores, muitas crianças e biervagens decorados mostram a força cultural dos blumenauenses, num espetáculo que encanta turista brasileiro e estrangeiro. Nos pavilhões da PROEB, a festa torna-se ainda mais animada.

Diariamente acontece o concurso de tomadores de chopp em metro, com premiação para os que conseguem "engolir" 600 ml de chopp (o equivalente a uma garrafa de cerveja) em poucos segundos. Embora receba um milhão de visitantes, a Oktoberfest é conhecida pela qualidade dos serviços que oferece.

eSobre viagem

Copyright eSobre - Politica de Privacidade

;