Turismo em Blumenau–SC: 14 pontos turísticos que você precisa conhecer

Blumenau é uma cidade conhecida por sua cultura alemã, e isto incluí a arquitetura dos prédios e casas antigos da cidade. Abaixo fizemos uma lista de pontos túrísticos da cidade que vale a pena visitar, se você passar por Blumenau.

Casa Husadelcasa-husadel

Dentre outras construções, a Casa Husadel se destaca pela sua concepção em estilo suíço, com varandas e detalhes em madeira, datada do início do século. Moradias como esta projetam Blumenau ao longo da história em fotos memoráveis.

Local: Rua XV de Novembro, 801

Castelinho Malwee (ou Moellmann)castelinho-moalmann

Construção em estilo germânico, semelhante aos existentes em Michelstad na região de Odenvald. Sua edificação atende a incentivos municipais com o objetivo de criar uma paisagem arquitetônica diferenciada e atraente para Blumenau. Parada obrigatória para o turismo em Blumenau.

Local: Rua XV de Novembro, 1050

Prefeitura Municipal de Blumenau

Edificação moderna em estilo enxaimel estilizado, construído com características arquitetônicas de grande efeito visual. Em seus jardins encontra-se restaurada a "Macuca", primeira locomotiva (1907) utilizada na ferrovia do Vale do Itajaí. Prefeitura municipal de Blumenau
Local: Praça Victor Konder, s/n.

Prédio da Celesc

No atual local do prédio da Celesc esteve edificado a sociedade teatral Frohsinn, que durante várias décadas foi um dos maiores centros de manifestações sócio-culturais de Blumenau.

eSobre Oktoberfest em Blumenau

Casa Schrader

No início da Rua XV de Novembro encontra-se um dos conjuntos históricos mais antigos do início do século XX. A Casa Schrader é um exemplo edificado no ano de 1902. Esta residência após restaurada, é hoje utilizada para fins comerciais, porém retrata o espírito arquitetônico de sua época.

Distribuidora Catarinense de Tecidos

Este conjunto de prédios é datado do início do século. Foi residência de tradicional família blumenauense. A parte superior era utilizada pela família como moradias o piso inferior era a casa de comércio.

Prefeitura Antiga

Construída em 1875, a antiga sede da colônia foi projetada pelo arquiteto Henrique Krohberger. Em 1917, sofreu a primeira reforma, no ano de 1938, por não atender as necessidades da municipalidade, a mesma fora praticamente remodelada, ficando apenas o miolo central do prédio. A fachada e o estilo desta obra se integrava com o espaço histórico do Stadplatz. Em 1958, um incêndio destruiu grande parte deste prédio ficando preservado apenas uma parte do grande paço municipal. Hoje, esta edificação é a sede administrativa do complexo cultural da fundação "Casa Dr. Blumenau" e um dos pontos turísticos de blumenau.

Casa Flamingo

No local onde hoje se ergue a Casa Flamingo, existia um bonito prédio do início do século, no qual havia uma casa de comércio que a partir do ano de 1904 fornecia pão fresco diariamente, além de uma completa linha de doces e bolos. Ali também funcionava a fábrica de gasosa S. Katz. Posteriormente sediou por longas décadas a casa de comércio Kiekbusch.

Casa Veterle

Tradicional casa de comércio de Blumenau, faz parte do complexo arquitetônico de Blumenau antiga. Foi restaurada e revitalizada para dar continuidade às suas atividades no ramo comercial.
Local: Rua XV de Novembro.

Restaurante Frohsinn

Em 1968, um restaurante típico, o Frohsinn, é construído no alto do Morro do Aipim, com vista panorâmica para o centro da cidade. O restaurante tem sua construção em estilo enxaimel, sendo a sua especialidade a comida típica alemã. Foi construído pela "Servitur" – Serviços Turísticos de Blumenau, para incrementar o movimento turístico da cidade.
Local: Rua Itajaí.

Prédio Típico (Antigo Restaurante Cavalinho Branco)

A comunidade evangélica inaugura no dia 30 de setembro de 1923, a Maternidade Johanastif, construída pela senhora evangélicas de Blumenau e administrada pela ordem das irmãs caritativas evangélicas. O nome escolhido faz parte de uma homenagem à principal doadora da instituição, Sra. Johanne Hering. O prédio teve sua arquitetura projetada de modo a não se parecer com um hospital, guardando características de uma residência.
Local: Alameda Rio Branco, esquina com Sete de Setembro.

Prédio Banco B.C.N.

Em 1927, em prédio construído pelo industrial Curt Hering é festivamente instalada a Agência dos Correios e Telégrafos em Blumenau. Atualmente está instalado no prédio o Banco de Crédito Nacional (B.C.N.).
Local: Alameda Rio Branco, 40 (em frente ao Grande Hotel).

eSobre Gastronomia em Blumenau

Prédio Antigo Cine BuschAntigo Cine Busch

Fundado por Frederico Guilherme Busch Senior em 1904, o "Cine Busch", instalado em magnífico prédio na Alameda Rio Branco, foi palco de inúmeros espetáculos que ficaram marcados na vida da comunidade blumenauense. É considerado um dos mais antigos do Brasil. Atualmente incorporado ao Grande Hotel Blumenau, funcionando como Centro de Convenções e um dos pontos turísticos da cidade.

Local: Alameda Rio Branco, 63.

Prédio do Grande Hotel Blumenau

Inaugurado em 16 de dezembro de 1962 o Grande Hotel Blumenau, um majestoso prédio de 14 andares com 76 apartamentos. A cidade ganha um novo visual com seu primeiro edifício.
Local: Alameda Rio Branco, 21.

Estes são os principais pontos turísticos de blumenau. Se você vai visitar a cidade, não deixe de passar por esta lista  e escolher aqueles que mais lhe interessarem. Não deixe de conferir as belezas naturais da cidade.

Copyright eSobre - Politica de Privacidade

;